28/04/2024

Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio

Como se preparar para um retorno saudável às aulas?

Como se preparar para um retorno saudável às aulas?

Em todo o país, as redes educacionais se preparam para o retorno às aulas, nas próximas semanas do mês de Janeiro, com atividades preparatórias para os professores e todos os profissionais pedagógicos envolvidos na jornada escolar.

Mas e quanto aos pais e estudantes? Como se preparar para uma nova rotina no início do ano? Muitas são as dúvidas e as inseguranças que podem surgir durante este momento na cabeça dos estudantes e responsáveis!

Para encontrar os melhores caminhos para o início das aulas, é necessário compreender o momento atual em que se encontra, no qual podemos destacar: a rotina de sono, as atividades realizadas durante o dia, os estímulos para se manter em movimento e, sem dúvida, a saúde física e mental.

Por isso, é extremamente necessário que os responsáveis, em primeiro momento, identifiquem a condição em que seus filhos estão, de modo que possam direcioná-los da maneira correta e facilitar o processo de adaptação nesta nova rotina. Evitar hábitos que possam atrapalhar a socialização do estudante, como a exposição excessiva às telas, ou até mesmo uma alimentação não saudável, são fatores que devem ser levados em consideração antes do início das aulas, pois impactam significativamente.

 

 

Já na ótica do estudante, leva-se em consideração que, para alunos que estão iniciando o ano letivo em uma nova instituição de ensino, há muitas inseguranças e incertezas sobre como serão as vivências ao longo do ano.

A inserção em ciclos de amizade é um dos fatores principais que podem gerar medo em um primeiro momento, mas os responsáveis e o corpo pedagógico da escola são grandes aliados nesse processo para facilitar a adaptação do aluno, além de estimulá-lo a se inserir em um ambiente novo e acolhê-lo em seus primeiros passos na escola.

Porém, em situações em que o estudante já está inserido na escola e está prestes a iniciar uma nova jornada escolar, é super importante que o ano anterior seja um ponto de reflexão para o que pode ser aprimorado e quais são as lições que devem ser levadas em consideração para o ano seguinte.

Além disso, não há momento melhor do que o próximo ano letivo para estabelecer novas metas, buscar novas amizades e, acima de tudo, ampliar o conhecimento de formas diferentes. Então, por que não estar preparado para uma vida nova?

A gerente educacional da Blue Educação, Cláudia Mialichi traz algumas dicas importantes para os estudantes e pais na volta às aulas:

  1. Estabeleça rotinas escolares, desde o primeiro dia de aula, para que a adaptação à nova rotina seja mais leve e dinâmica logo nas primeiras semanas;
  2. Defina um cronograma para a realização de atividades escolares em casa, de modo que a família esteja em sincronia com o desenvolvimento do aluno e identifique as principais dificuldades de maneira ágil e precisa;
  3. Acompanhe as informações sobre a rotina escolar do aluno e conheça mais sobre o que está acontecendo no ambiente escolar, de modo que você esteja antenado com todos os fatores envolvidos no processo de aprendizagem;
  4. Valorizar os momentos de descanso para realizar as atividades escolares com qualidade e concentração;
  5. Preparar um plano base de estudos que guiará todo o processo de aprendizagem das disciplinas;
  6. Organizar uma rotina saudável de vida que envolva a realização de atividades físicas, a leitura de livros, a realização das atividades escolares em momentos específicos e a alimentação correta; 

E é claro que as escolas da Blue Educação não estão por fora quando o assunto é volta às aulas. Para que os estudantes, em especial da Educação Infantil, possam ter momentos dedicados à adaptação ao novo ambiente, as escolas promovem a Semana de Adaptação, com atividades para que os estudantes possam se familiarizar com os novos colegas, o espaço físico da escola e os professores.

 

About Author

João Lucas

Meu nome é João Lucas, tenho 22 anos e faço parte da equipe de comunicação e marketing do grupo BLUE Educação.

1 Comment

  • Parabéns meu menino ! Meu orgulho de filho, você sempre se mostrou capaz nos desafios da que a vida oferece . Você vai longe .👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *