27/02/2024

Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Blue Educação Blue School Colégio Objetivo DF Destaque

Como fazer uma boa redação? Confira algumas dicas para uma boa escrita!

Como fazer uma boa redação? Confira algumas dicas para uma boa escrita!

Escrever uma boa redação pode ser um grande desafio para os estudantes, durante a prova de um vestibular ou em uma simples atividade de sala. A necessidade de desenvolver uma boa escrita assusta em um primeiro momento, mas após muito treino e leitura, você se orgulhará do processo.

A redação está presente desde o início na vida dos alunos em sala de aula  durante a aprendizagem da escrita até os momentos mais decisivos em um exame para a universidade ou para um concurso. E para isso, existe um caminho a ser percorrido, desde as regras mais simples até o acompanhamento de temas da atualidade, que são comuns nas propostas argumentativas.

 

É importante mencionar que os estudantes precisam manter o conhecimento atualizado e estarem sempre atentos às normas que uma boa redação precisa para obter resultados positivos. “É comum que os candidatos que concorrem a uma vaga em uma renomada universidade e/ou faculdade sempre atualizem seus vocabulários e repertórios de palavras a serem utilizadas em suas redações”, explica Maria Carolina Amorim, professora de Redação.

Alguns fatores precisam ser aprimorados, como por exemplo a frequência em produzir textos, mesmo que sejam menores que os requisitados dentro de avaliações. Ao escrever constantemente, o aluno consegue aprimorar as suas habilidades de produzir um raciocínio e, além disso, manter a coerência e a coesão dentro de um texto. É importante estar atento às normas cultas que os exames costumam cobrar, como por exemplo o ENEM. Este segue o modelo de texto dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deverá defender uma ideia ou um ponto de vista, argumentar coesamente e coerentemente, a fim de sustentar a ideia proposta e apresentar soluções aos problemas apresentados durante o texto em sua conclusão.

Dicas para dar um boom na redação:

 

Não tenha medo de escrever! Escreva sobre os temas que você tem afinidade; escreva sobre os temas que estão sendo abordados no telejornal, na internet e no  no rádio. O que importa é estar sempre escrevendo.

Procure ser objetivo em sua ideia! Busque apresentar suas hipóteses de forma objetiva e fuja das frases prontas e dos clichês que são cotidianamente usados, como “poluir o mundo é errado” ou “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, dentre outros.

Antes de escrever, faça um brainstorm sobre as ideias que você consegue lembrar, sobre o tema proposto, anotando e fazendo as relações necessárias e eliminando o que não é  apropriado para usar em sua redação.

Tente impressionar o avaliador logo no início do texto, trazendo seu conhecimento acerca do tema e mostrando aprofundamento sobre o tema  e de suas hipóteses. Acredite, é um diferencial muito valorizado por quem corrige as redações.

Sempre confira a estrutura do modelo de redação proposta pelo(a) avaliador(a). É muito comum que estudantes escrevam um texto fora das determinações indicadas antes da avaliação. Verifique se a redação proposta é dissertativo-argumentativa, narrativa, descritiva, etc.

Não esqueça de fazer as devidas correções em seu texto antes de escrever de forma definitiva, tais como as pontuações, parágrafos, as acentuações e afins. Cada um desses tem peso dentro do valor de uma redação e erros costumam descontar da nota final, variando conforme o avaliador.

Utilize variações de uma mesma palavra para mostrar sua capacidade de manter uma ideia com diferentes usos gramaticais. Use palavras que fogem das usadas com frequência, como “atualmente” ou “de acordo com”.

 

 

About Author

João Lucas

Meu nome é João Lucas, tenho 22 anos e faço parte da equipe de comunicação e marketing do grupo BLUE Educação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *