28/04/2024

Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Blue School Destaque Ensino Fundamental Ensino Médio

Confira as dicas de estudo que podem te ajudar na recuperação semestral

Confira as dicas de estudo que podem te ajudar na recuperação semestral

Durante o ano letivo, não é sempre que conseguimos atingir o êxito em todas as matérias, e acabamos ficando em algumas de recuperação semestral. Mas fique tranquilo, pois isso é algo que pode acontecer e que, com um pouco a mais de empenho e com as seguintes dicas, é possível realizar a devida recuperação, positivando as notas do boletim.

É sabido que cada pessoa tem um método de estudo que funciona para si, mas existem algumas técnicas que, quando incrementadas nos estudos diários, podem ajudar a melhorar o entendimento e a fixação das informações. Confira algumas delas a seguir.

Primeiro de tudo, é necessário definir um horário para estudar todos os dias. No início, é preciso ter um pouco de disciplina e foco para não quebrar a rotina, o que pode ser difícil para alguns. Entretanto, ter horários estabelecidos é um importante passo para começar a ter um tempo de estudos adequado para alcançar o objetivo.

Tenha em mãos a data da prova de recuperação da matéria que está em débito, e separe os conteúdos por ordem de prioridade de estudo. 

Ter uma ordem de prioridade nos estudos é essencial para recuperar notas baixas nas matérias escolares.

Busque fracionar as horas de estudo em blocos de, aproximadamente, 25 minutos para teoria, intercalados com 5 minutos de pausa. Dessa forma, é possível diminuir a exaustão. Outra dica importante é revisar as suas anotações de resumos todos os dias, pois isso ajuda a fixar as informações e evitar esquecimento daquilo que foi estudado anteriormente.

Para muitos estudantes, um dos maiores obstáculos a serem vencidos, quando se trata de manter uma rotina de estudos, é a concentração. Embora seja uma tarefa difícil, na hora de estudar, recomenda-se o distanciamento de dispositivos ou coisas que possam desviar a atenção ou interferir nos estudos, por exemplo, estudar com o celular por perto ou escutando músicas com letras cantadas.

E por fim, uma das maneiras mais preciosas para de fato dominar o conteúdo, é fazer os exercícios, treinando questões presentes nos materiais didáticos, provas antigas relacionadas com o tema. Dessa forma, será possível medir melhor como está sendo a evolução nos estudos, além de manter o conteúdo vivo na memória.

É claro que ficar de recuperação não é a melhor coisa, mas mantenha em mente que esse momento passa e a sua nota não representa quem de fato você é. Basta um pouco de esforço e dedicação especial, que será possível superar o obstáculo para atingir a aprovação escolar de forma positiva!

About Author

Ana Paula

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *