27/04/2024

Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Um novo ciclo: Escolas da Blue Educação iniciam o ano letivo de 2023

As escolas do grupo Blue Educação iniciaram o ano letivo de 2023 na última semana de janeiro, com a recepção dos estudantes e familiares para o primeiro dia de atividades nos dias 30 de janeiro, nas escolas Blue School e Objetivo DF, e 01 de fevereiro na Escola Conecta, em Recife – PE. O primeiro contato do ano com a comunidade escolar foi conduzido pelas equipes pedagógicas, logo na entrada dos turnos matutino e vespertino.

Além disso, a Blue Educação realizou uma ação simbólica para recepcionar os alunos e responsáveis, com a presença de personagens infantis, que transmitiram a felicidade e trouxeram a sensação de acolhimento às famílias no primeiro dia de aula.

 

 

Com a volta às aulas, as escolas iniciam um novo ciclo de aprendizagem, com a expectativa de que, ao final do ano, as atividades realizadas possam proporcionar o desenvolvimento e preparação dos estudantes. Para a Educação Infantil, a primeira semana de aulas é importante para o período de adaptação dos alunos e familiarização com os colegas de sala de aula, ressaltando a importância da socialização nesta fase da vida.

Mãe de duas alunas da Blue School, Cláudia Ottoni conta que, logo em casa, a expectativa de iniciar um novo ano letivo gera muitas sensações, mas busca equilibrá-las da melhor forma possível.

“Elas sabem que as responsabilidades aumentam, então nós procuramos conversar sobre as ações que podem nos ajudar nessa caminhada escolar anual. E por aqui criamos uma rotina de estudos diária para retomar os conteúdos e atividades que foram passadas pelos professores naquele dia.” explica a mãe sobre a rotina de suas filhas na volta às aulas.

Para as famílias, a volta às aulas é um momento importante e que exige uma grande atenção e acompanhamento da jornada escolar do aluno. Após um período de férias no qual os filhos puderam descansar a mente e aproveitar o tempo livre, a rotina de estudos precisa ser organizada conforme o cronograma de estudos e as atividades não sobrecarregue o estudante logo no início do ano letivo. 

Assim como a preparação dos estudantes para as primeiras semanas de aula, as equipes pedagógicas das escolas também observam o comportamento das turmas após o período de férias, para que seja possível realizar o acompanhamento e acolhimento. Comportamentos de ansiedade e insegurança perante o ambiente escolar são comuns, porém são aspectos que, com o trabalho realizado de adaptação e inserção na convivência do dia a dia, além das atividades pedagógicas que possibilitam um processo mais suave ao estudante.

Em conversa com a equipe, a coordenadora pedagógica Lilian Ferraz, da unidade da Asa Norte do Colégio Objetivo DF, conta que é fundamental o cuidado da equipe com o retorno dos estudantes e familiares, pois é algo que determinará a condução das atividades ao longo do ano letivo.

“A volta às aulas é sempre motivo de ansiedade e insegurança, pois não sabemos o que nos espera para o ano letivo. Essa ansiedade atinge tanto os professores quanto os pais e alunos. Diante disso, cabe à equipe pedagógica traçar estratégias para este momento de receber os alunos e famílias, pois neste primeiro contato ficam determinadas as percepções que as famílias terão em relação à escola.”

Durante o período de férias das escolas da rede, as equipes pedagógicas e de professores participaram de treinamentos realizados pela Blue Educação, visando a condução das atividades ao longo de 2023 e o preparo para enfrentar os desafios a serem enfrentados. Em Brasília, a rede realizou a Semana Pedagógica 2023, que contou com a participação da equipe de educadores e técnico-pedagógicos das escolas Blue School e Objetivo DF, realizada nas regiões administrativas de Vicente Pires e Águas Claras. Em Recife, os profissionais da Escola Conecta participaram da Semana de Planejamento, com o foco em trazer atividades e reuniões estratégicas entre os setores responsáveis da instituição.

Em geral, as preparações proporcionaram encontros que, sem dúvida, contribuirão para o andamento das atividades letivas com êxito e organização entre as instituições de ensino.

About Author

João Lucas

Meu nome é João Lucas, tenho 22 anos e faço parte da equipe de comunicação e marketing do grupo BLUE Educação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *