30/04/2024

Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Blue Educação Blue School Colégio Objetivo DF Destaque Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Escola Conecta

Um novo ciclo: Como será a readaptação dos estudantes durante a volta às escolas?

Um novo ciclo: Como será a readaptação dos estudantes durante a volta às escolas?

Após um ano letivo no qual, graças à ampliação da vacinação, foi possível avançar com o retorno gradativo à sala de aula. O ano de 2022 inicia com uma expectativa sobre a readaptação dos alunos na volta ao ambiente escolar em todo o país. Com a chegada da pandemia, muitos sequer chegaram a presenciar o convívio com colegas e professores dentro de sala de aula e, portanto, o momento é de apreensão para os responsáveis, professores e todos os profissionais da educação envolvidos no dia a dia.

Impossibilitados de frequentarem a escola, de forma presencial, os estudantes foram inseridos em um espaço pouco conhecido para muitos, que são as salas de aula virtuais, e a adaptação foi um momento desafiador para diversas famílias. Milhares de estudantes no Brasil e no mundo passaram a utilizar ambientes virtuais de aprendizado como parte do Ensino Remoto, um conceito que se tornou trend a partir de 2020 e se estende até os dias atuais para várias áreas da educação. Logo após o início da vacinação, as perspectivas para o novo  cenário nas escolas foi moldado e, felizmente, o retorno presencial gradativo foi possível, seguindo as medidas de biossegurança estabelecidas, o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social.

 

Foto: Reprodução/Blue Educação

 

Ao longo de 2021, vários estudantes retornaram ao ambiente escolar, agora com uma nova aparência e com uma experiência diferente do que era o “antigo normal”. A cautela e a segurança foram, e ainda são, as palavras que direcionaram a condução dos estudantes e profissionais da educação dentro do espaço escolar ao longo do ano letivo e, gradativamente, o Ensino Híbrido passou a ser adotado por centenas de instituições e  famílias. Com este modelo, o estudante pôde retornar ao ambiente escolar aos poucos e encontrar os professores e colegas de sala, antes presentes apenas em espaços virtuais.

Prestes a iniciar um novo ano letivo e com o reforço da ampla taxa de vacinação em todo o país, a expectativa cresce para a adaptação de estudantes que ainda não frequentaram as aulas presenciais. 

 

A Escola Conecta tem o compromisso de promover a reintegração do aluno que se manteve on-line durante os anos letivos de 2021 e 2022, proporcionando acolhimento emocional, integração ao ambiente de convivência escolar e acompanhamento de seu desenvolvimento cognitivo. O corpo docente estará atento às necessidades de cada aluno, encorajando-o a apresentar suas dúvidas e dificuldades. Para isso, o Programa Supera, que será lançado em 2022, será um importante auxílio para o processo de aprendizagem do aluno.”

Rogério Costa, diretor-geral da Escola Conecta

 

Foto: Reprodução/Blue Educação

 

Os desafios são grandes e vão muito além da readaptação dos estudantes dentro da escola. Alguns dos problemas que os especialistas, que acompanham o cenário educacional no Brasil,  são o cumprimento total do calendário escolar, a queda no índice de aprendizado em determinadas regiões, a adesão aos modelos de ensino e muitos outros. Cientes desses problemas evidentes, os diretores das escolas da Blue Educação acreditam que a preparação de toda a equipe docente será um dos pontos cruciais  para reverter a situação ao longo dos próximos anos. 

 

Realizar, dentro do planejamento pedagógico, momentos de revisar alguns conteúdos. Não está sendo um período fácil, e as consequências dele ainda serão sentidas pelos próximos anos, tanto no aspecto social quanto no desempenho dos estudantes. Por isso, a escola precisa se preparar para minimizar esses impactos.”

João Paulo, diretor-geral da Blue School

 

Diariamente, novas ferramentas tecnológicas são desenvolvidas para que alinhadas com o planejamento do professor possam auxiliar e estimular os alunos a novos aprendizados, melhorando assim, a interação e o desenvolvimento dos estudantes. O uso da tecnologia em sala de aula veio para trazer inovação, disruptura e novos desafios tanto para professores quanto para toda a comunidade escolar. Assim, ferramentas que eram vistas como resistência, se tornaram grandes aliados para o processo educacional.” 

Priscilla Mazzetti, assessora pedagógica do Ensino Fundamental I e Educação Infantil

 

O caminho dos estudantes, pais e toda a equipe pedagógica não será fácil, entretanto, com o trabalho em conjunto realizado em todas as escolas do grupo, o ambiente escolar poderá se aproximar ao “antigo normal”, de forma gradual e, assim, recuperar os danos pedagógicos causados pela pandemia. Sabe-se que o resultado desse processo não será visto a curto prazo, entretanto, os frutos são promissores e as expectativas para o futuro das crianças e jovens são de uma geração cada vez mais consciente e transformadora. 

Acesse os sites www.blueschool.com.br, www.objetivodf.com.br ou www.escolaconecta.com para mais informações sobre o início do ano letivo nas escolas do grupo Blue Educação.

 

About Author

João Lucas

Meu nome é João Lucas, tenho 22 anos e faço parte da equipe de comunicação e marketing do grupo BLUE Educação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *